Como organizar uma festa – Introdução e Parte 1

Quer fazer uma festa e não sabe como começar? Então vamos lá…

     Na vida temos vários momentos felizes em que sentimos vontade de festejar e comemorar com as pessoas que gostamos. A ArtesAny traz para você algumas dicas para facilitar a vida de quem quer organizar uma festa. Serão vários artigos que vão ajudar a organizar melhor a comemoração e diminuir os problemas e estresses que podem surgir pelo caminho. No quadro abaixo você vê um resumo de tudo o que vamos discutir. Seguindo o esquema do quadro podemos ver o passo a passo para organizar uma festa. Cada “bolinha” destas abre um leque enorme de coisas que temos para conversar.

quadro figura 3

 

Parte 1 – Decido comemorar algo…

 

 

Aniversário, casamento, vitória do time do coração, chá de panela, reunião com amigos, bodas, reunião da família, chá de berço … ufa! Quanta coisa pra comemorar! E na verdade tem muito mais. Cada dia que amanhece podemos criar mais um motivo de alegria!!!

Bom, mas se motivo tem de sobra, então vamos festejar. O primeiro passo é tomar esta decisão, para não deixar passar a data em branco.

O segundo é definir o que eu quero gastar nesta festa, o orçamento que tenho. Esta é uma decisão importante, pois dela depende quase tudo que você irá organizar. Trate disto como um investimento em sua alegria, lembrando que vale a pena ver o sorriso no rosto de quem você ama se divertindo na festa.

Entretanto não se estresse se não tem o dinheiro que gostaria, afinal de contas, não é porque uma festa é muito cara, que ela é maravilhosa, na verdade, isto vai depender do planejamento (que é o nosso próximo passo). Uma festa bem mais em conta pode ser muito linda e divertida. Às vezes, é claro, se o orçamento está apertado, vamos ter que abrir mão de algumas coisas ou substituir por outras, mas o que não podemos abrir mão é do objetivo da festa, que é comemorar uma data ou um momento especial.

Algumas pessoas não dão importância para a definição do orçamento, dizem “vou fazendo as coisas até onde o dinheiro der…” ou então “vamos fazer a festa, depois dou um jeito pra pagar…”. As duas situações são bastante perigosas, pois pode ser que você deixe coisas importantes sem comprar ou serviços pra contratar pois o dinheiro acabou antes da hora; ou então, depois da festa, a “dor de cabeça” que a quantidade de dívidas te deu é tão ruim que você até se arrepende da comemoração. É claro que não dá para planejar até os centavos do que irá gastar, mas é essencial ter uma noção do quanto você pode gastar, assim dá pra saber até onde pode ir nas escolhas que irá fazer.

Festa lembra alegria e diversão. Parece óbvio? Mas pode ter certeza, que muitas pessoas ficam tão estressadas com tantos problemas que podem surgir durante a organização de um evento, que se esquecem do porque estão organizando e, principalmente, se esquecem de se divertir durante o processo. Por isso, nos próximos artigos vamos falar do planejamento, que é muito importante para prevenir alguns problemas e tornar este momento mais especial.

 

Compartilhe

Leave a Reply